​25 ANOS DE PONTE VASCO DA GAMA

25 ANOS DE PONTE VASCO DA GAMA

Hoje a Ponte Vasco da Gama está de parabéns!

Foi precisamente há 25 anos que a distância entre Lisboa e os concelhos de Alcochete e Montijo na margem sul, ficou mais curta.

A sua inauguração oficial aconteceu no dia 29 de março de 1998. Desde então atravessaram o rio Tejo pela Ponte Vasco da Gama 543.790 milhões veículos nos dois sentidos de tráfego.

Na obra trabalharam 3.300 pessoas de diferentes nacionalidades, tendo sido concluída antes do tempo previsto e dentro do plano orçamental.

E para que a Ponte esteja sempre no seu melhor, em média, são investidos cerca de 3 milhões de euros por ano em manutenção, para além dos investimentos já efetuados, na ordem dos 37 milhões de euros, desde a sua abertura.

A construção da Ponte Vasco da Gama sobre o Rio Tejo, pela Lusoponte, que ficou já na história da engenharia civil, foi considerada como um dos maiores e mais bem-sucedidos projetos do Séc. XX.

O reconhecimento internacional desta obra foi validado pela atribuição do primeiro prémio pela prestigiada Instituição Ibero-Americana de Arquitectura e Engenharia Civil, durante o ano 2000.

A Lusoponte tomou ainda conta da Fundação das Salinas do Samouco em 2009, tendo sido implementado um plano de conservação do habitat e educação ambiental, que transformou aquela zona numa referência na área da Grande Lisboa, sendo hoje possível visitar o espaço para observar os diversos tipos de aves, interagir com uma comunidade de burros mirandeses ali nascidos e criados, bem como adquirir flor de sal certificada, recolhida de forma artesanal, segundo os mesmos métodos utilizados no passado.

Desde 2014, ano em que se abriu à visitação pública, o local já recebeu 49.997 pessoas.

Em 25 anos foram muitos os projectos de cariz social, mas também culturais e lúdicos apoiados pela empresa, de onde se destacam a realização das meia-maratonas com partida dos tabuleiros das pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, de enorme sucesso popular, por permitir a circulação de pessoas nos tabuleiros das pontes.

Trabalhamos diariamente para que atravessar esta Ponte seja uma experiência confortável e segura para os nossos clientes, sendo importante referir que a taxa de sinistralidade na Ponte Vasco da Gama é das mais baixas das auto-estradas nacionais, sendo a percentagem de satisfação média dos clientes de 76%.

E na procura da excelência, enche-nos de orgulho que a Lusoponte tenha sido a primeira concessionária em Portugal certificada em Qualidade, Segurança e Ambiente.

Obrigada a si, e a todos os que contribuem para que esta Ponte seja o sucesso que é hoje.

Get all highlights