Segurança Rodoviária

Sala de Controlo de Tráfego

A partir da sala de Controlo de Tráfego, situada no edifício da Praça da Portagem, operadores experientes prestam apoio aos clientes da Ponte Vasco da Gama coordenando a imediata resolução de qualquer incidente, utilizando para o efeito as patrulhas de assistência, o sistema de gestão de tráfego e solicitando e prestando apoio às entidades policiais, de emergência médica e de socorro.

Patrulhas de Assistência

As patrulhas de assistência ajudam-no na resolução imediata de pequenas avarias ou no accionamento da assistência em viagem.

Posto GNR-DT

Para uma actuação mais rápida das autoridades policiais, a Lusoponte construíu e mantém um posto fixo equipado e operado pela GNR-DT.

Painéis de Velocidade Variável

Os painéis de velocidade variável quando activos, indicam a velocidade máxima permitida na via e sobrepõem-se à restante sinalização vertical de limites máximos de velocidade.

Painéis de Mensagens Variáveis

Os painéis de mensagens variáveis fornecem informações úteis ao condutor que efectua a travessia do Tejo pela Ponte Vasco da Gama, nomeadamente acidentes, trabalhos, condições meteorológicas adversas, assistências ou incidentes.


Estações Meteorológicas

As três estações meteorológicas instaladas ao longo da travessia permitem a monitorização das condições atmosféricas nomeadamente velocidade e direcção do vento, visibilidade, temperatura e humidade relativa do ar e chuva. Através de um processo de cálculo são gerados alarmes de alerta aos operadores quando as condições limite são alcançadas.

As mangas de vento instaladas no início do tabuleiro em cada sentido, são um auxiliar precioso na informação da direcção e intensidade do vento. Não esqueça que ventos perpendiculares ao seu sentido de marcha obrigam a maiores cautelas na condução.

Sistema de Gestão de Tráfego

A Ponte Vasco da Gama e os seus acessos são vigiados pela Lusoponte e pela GNR-DT, através de 91 câmaras de Vídeo que se encontram ligadas a monitores instalados na Sala de Controlo e no posto fixo da GNR-DT. Um sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI) alerta os operadores em caso de paragem de tráfego.

Ao longo da Ponte e em ambos os sentidos encontram-se instalados 73 postos de telefones de EMERGÊNCIA (S.O.S.) ligados à sala de controlo de tráfego, distanciados entre si de 400 metros no tabuleiro e de 800 nos acessos.

Existem 8 pórticos equipados com semáforos e painéis de velocidade variável.

Os doze parques de emergência (seis em cada sentido) existentes ao longo do tabuleiro, junto aos pórticos, permitem um refúgio seguro para as viaturas avariadas e/ou acidentadas e garantem a segurança dos condutores.

Estes parques assim como a berma não devem ser usados para paragens excepto em situações de emergência.

Como proceder em caso de avaria

- Ligue de imediato os "4 piscas".

- Tente imobilizar a viatura na berma ou no parque de emergência mais próximo. No caso de paragem na via ou em qualquer um dos parques de emergência, o sistema DAI accionará um alarme de alerta ao operador, que de imediato enviará uma patrulha de assistência móvel.

- Se estiver na berma, coloque o triângulo de pré-sinalização, à distância regulamentar (nunca inferior a 30 metros), de acordo com o código da Estrada.

- Se possível, dirija-se ao posto de SOS mais próximo accionando-o de acordo com as instruções nele afixadas, de forma a obter a ajuda necessária.

- Para sua segurança e dos restantes condutores, as viaturas devem ser rapidamente removidas para fora do tabuleiro da Ponte.


Praça de Portagem

Via 1 (mais à direita)

Via de cobrança manual, e também destinada a transportes especiais (de grandes dimensões).

Via 2

Via exclusiva para clientes Via Card para todo o tipo de veículos.

Vias 3, 4, 11 e 12

Vias Verdes para todo o tipo de veículos portadores de identificadores válidos.

Vias 5 , 6 , 7, 8, 9 e 10

Vias de cobrança manual, para todo o tipo de veículos(pesados, ligeiros, e motociclos).


Ajude-nos a manter a ponte limpa. Não atire lixo pela janela.