Traçado e Construção

A construção da Ponte Vasco da Gama sobre o Rio Tejo, pela Lusoponte, que mereceu a escrita nos anais da história da engenharia civil, foi considerada como um dos maiores e mais bem sucedido projecto do Séc. XX.

O reconhecimento internacional desta obra levou à atribuição do primeiro prémio pela prestigiada Instituição Ibero-Americana de Arquitectura e Engenharia Civil, durante o ano 2000.

A construção da Ponte foi dividida em sete frentes:

1 - Nós de Sacavém e Variante à EN10

Dois novos nós na margem Norte do Tejo, que ligam a Ponte à auto-estrada A1, à CRIL e à Variante EN10 dando acesso a Lisboa e ao Parque das Nações.

2 - Viaduto Norte

Viaduto com 488 m de comprimento que atravessa a linha ferroviária do Norte e várias estradas locais. Tem um tabuleiro de largura variável que recebe vias secundárias de acesso e saída à ponte.

3 - Viaduto da Expo (Parque das Nações)

Viaduto com um comprimento de 672 m cujo tabuleiro foi construído a partir de aduelas pré-fabricadas e colocadas de modo equidistante de cada lado dos pilares.

4 - Ponte Principal

A Ponte Principal é uma estrutura de betão espectacular, já que o tabuleiro se encontra atirantado por cabos às torres principais

Construção Ponte Principal - vista aérea (1997)

O seu vão central é de 420 m e os vãos laterais têm 203 m.

As torres centrais medem 150 metros de altura e o tabuleiro está 47 metros acima do nível da água na zona do canal de navegação denominado Cala do Norte.

O tabuleiro é uma estrutura mista composta por lajes de betão assentes em carlingas de aço encastradas em duas vigas de betão laterais de onde partem os tirantes para as torres.

As torres Norte e Sul, em forma de H, apoiam-se em fundações também concebidas para suportarem o impacto de um navio de 30.000 toneladas que se desloca a uma velocidade de 12 nós.

Cada fundação destas torres assenta em 44 estacas moldadas com 2,2 m de diâmetro e atingem profundidades superiores a 65 m.

5 - Viaduto Central

A construção dos 6.351m do Viaduto Central foi feita aplicando sobre 81 pilares duplos vigas pré-fabricadas com 78 m de comprimento e 2.200 toneladas de peso.

A fundação de cada par de pilares está assente em 8 estacas cravadas, de 1,7 m de diâmetro que atingem em alguns casos os 95 m de profundidade no leito do rio.

Viaduto Central – colocação primeira viga (Abril 1996)

O tabuleiro está a cerca de 14 metros acima do nível da água na maior parte do comprimento deste viaduto, mas eleva-se até aos 30 metros sobre os dois canais navegáveis, a Cala das Barcas e a Cala de Samora, cujos vãos de 130 m permitem a passagem de navios de médio porte.

Os pilares localizados junto a estas duas calas também foram dimensionados para suportar o impacto de navios.
Neste Viaduto existem 5 alargamentos do tabuleiro para permitir aos veículos a paragem de emergência.

Um gigantesco estaleiro de pré-fabricação, localizado no Seixal, 22 kms a jusante da Ponte, foi utilizado para a construção das enormes peças de betão pré-fabricadas destinadas ao viaduto. Aí, as vigas do tabuleiro começaram por ser subdivididos em 8 troços menores, que depois foram interligados para perfazer os 78 m de comprimento recorrendo-se então à utilização de cabos de pré-esforço.

Estaleiro de pré-fabricação do Seixal

Seguidamente, as vigas-tabuleiro foram transportadas para o local definitivo recorrendo ao Rambiz, uma grua flutuante de grande capacidade. O estaleiro trabalhou a um ritmo intensivo produzindo uma destas vigas a cada dois dias.

6 - Viaduto Sul

O Viaduto Sul, com 3.825 metros de comprimento, é constituído por um tabuleiro duplo com vãos de 45 metros, construído com recurso a dois pares de vigas de lançamento.
Os 85 grupos de 4 pilares deste Viaduto estão assentes em estacas moldadas localizadas parte no rio e parte em terra.
Na sua parte terrestre, este viaduto passa pelas Salinas do Samouco, uma zona ambientalmente sensível para as aves. O viaduto foi construido a partir de um aterro temporário, que foi removido após a conclusão das obras.

Ligação do Viaduto Central de 6.5 Km ao Viaduto Sul (Julho 1997)

7 - Acesso Sul

Os 3,9 kms do Acesso Sul ligam a Ponte Vasco da Gama ao nó rodoviário Sul por terrenos agrícolas, na sua maioria. As ligações locais mais próximas são com Setúbal (A12) e com Alcochete e Montijo (Anel regional de Coina).

A Praça da Portagem localiza-se a cerca de metade deste percurso no sentido Sul/Norte e tem 12 cabines podendo o pagamento efectuar-se em dinheiro ou através de sistemas de pagamento automático. Em ambos os lados da travessia, o condutor encontra uma área de serviço completa, junto ao Viaduto Sul.