Página inicial
Ponte Vasco da Gama

Lusoponte integra projecto pioneiro na área da navegação automóvel

21 de Abril de 2003

Comunicado de Imprensa
Lisboa, 8 de Abril de 2003

Pioneiro na segurança dos condutores
Empresas portuguesas lideram projecto europeu

A Auto-estradas do Atlântico, o INOV, a Lusoponte e Skysoft  Portugal constituem o grupo de empresas escolhido, pela ESA - Agência Espacial Europeia - para liderar um projecto europeu, pioneiro na área da navegação automóvel, que visa aumentar a segurança dos condutores e implementar uma gestão dinâmica e inteligente do tráfego rodoviário.

Este conjunto de empresas portuguesas concorreu a este projecto, aberto a todos os países da ESA, e provou ter factores diferenciadores em relação às outras candidaturas.

A pluridiscipliridade foi, definitivamente, um destes factores uma vez que estão envolvidas duas concessionárias privadas de auto-estradas, a AEA e a Lusoponte, o INOV - Instituto de Novas Tecnologias que congrega o activo e potencial da Área de Electrónica e Telecomunicações do INESC e a Skysoft Portugal empresa, líder deste grupo e especialista no desenvolvimento de software e sistemas críticos para a indústria aeroespacial.

O projecto irá permitir importantes progressos ao nível da segurança, dos  serviços para o utilizador final e para as entidades supervisoras do tráfego na medida em que irá permitir, em tempo real, o posicionamento dos veículos e outros indicadores críticos para a segurança e para a gestão do tráfego.

Este projecto, cujo valor poderá ascender a 4 milhões de euros, tem para já definidas duas fases sendo que a primeira visa avaliar a exequibilidade deste sistema do ponto de vista técnico através da demonstração do conceito e a segunda, a construção do demonstrador que dará uma ideia mais concreta de como será o protótipo. A primeira fase terminará em finais deste ano e a segunda estará operacional até meados de 2005.

Este grupo de empresas conta com o apoio da Morais Leitão, J. Galvão Teles & Associados para a análise de questões legais e institucionais.


Voltar

Novidades Contactos Links Informações Úteis Trânsito  
Desenvolvido por: Infopulse Portugal