O Traçado e a Construção

A Ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa, com um comprimento total de cerca de 2.280m, tendo um vão central de 1.013m e dois vãos laterais de 483m cada.

Na margem Norte existem dois vãos extremos e na margem Sul um vão extremo, cada um deles com 100m aproximadamente.

Trata-se de uma das treliças mais longas do mundo, com ambas as torres principais elevando-se cerca de 190m acima do nível da água e tendo uma altura livre de navegação de 70m que assegura o acesso ao porto de Lisboa a navios de grande porte.

A Norte, a ponte Suspensa está ligada a um viaduto em betão com um comprimento de 945m, medindo o conjunto aproximadamente 3.255m.

Os acessos a Norte permitem a ligação a: Alcântara, Amoreiras, auto-estrada A5 e Eixo Norte/Sul, e a Sul à auto-estrada A 2 e ao IC 20.

O tabuleiro rodoviário foi construído inicialmente com duas vias em cada sentido individualizadas por um separador central, que uma vez removido permitiria a instalação de cinco vias, funcionando duas num sentido e três no sentido oposto. Em Julho de 1990 a 5ª via de circulação entrava ao serviço e no final de 1998 passou-se também a circular na 6ª via. Em Agosto de 1999 é inaugurada a ligação ferroviária.

No início de 1993, a barreira da portagem foi transferida para o sentido Sul - Norte.

Em 1 de Janeiro de 1996, o Estado Português transferiu a exploração da travessia para a Lusoponte.